terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O Sono Durante a Gravidez

Quando se descobre estar grávida a primeira alteração é o sono,pelo menos pra mim foi assim.Ou é demais ou de menos,Na minha primeira gestação passava o dia todo dormindo só acordava pra comer...rsrs.Nesta segunda gestação na primeira noite já perdi o sono.Hoje eu vou falar um pouco desse mal que estamos sujeitas a passar né mamães?

Sono no primeiro trimestre da gravidez


Sonecas e cochilo inesperados

No comecinho da gravidez, é bem provável que você passe o dia com sono. A repentina necessidade de uma soneca é provocada pelo aumento nos níveis de progesterona, fenômeno normal na gestação. Esse hormônio feminino ajuda a controlar seu ciclo reprodutivo. A presença da progesterona pode transformar um dia normal de trabalho numa verdadeira maratona; talvez você fique tão exausta que ache até que está prestes a pegar uma gripe.

O paradoxal é que, apesar de a progesterona fazer você ficar morrendo de sono durante o dia, à noite o hormônio atrapalha seu sono, o que por sua vez faz você ficar ainda mais sonolenta no dia seguinte. Infelizmente, não há muita saída para esse círculo vicioso. O jeito é descansar o máximo que puder, mesmo que não dê para dormir. E aproveitar qualquer oportunidade para tirar aquela tão sonhada sonequinha da tarde.

Dificuldade de arranjar posição confortável na cama

Seus seios doloridos podem dificultar a tarefa de achar uma boa posição para dormir, principalmente se você estiver acostumada a deitar de bruços. Dormir com um sutiã confortável pode trazer algum alívio.
O primeiro trimestre é o momento ideal para você ir se acostumando a dormir do lado esquerdo. Essa posição melhora o fluxo de sangue e de nutrientes para o bebê e para o útero, e ajuda os rins a se livrarem das toxinas e do líquido que se acumulam no corpo. Quanto mais rápido você se acostumar a dormir nessa posição, melhor você vai dormir quando sua barriga começar a crescer.
 

Sono no segundo trimestre da gravidez


Aproveite enquanto pode!

No segundo trimestre, seu corpo começa a se adaptar às drásticas mudanças físicas e hormonais por que passou, e você deve conseguir dormir melhor -- isto é, tirando alguns detalhes como as cãibras, os sonhos esquisitos e a congestão nasal.

Como a vida às vezes é muito irônica, nessa fase também aumenta seu nível de energia, por isso você não vai se sentir tão precisada do sono quanto no primeiro trimestre.

O cansaço começa a melhorar

É bem provável que você tenha finalmente voltado a dormir um pouco melhor. A invasão de progesterona por que seu corpo passou no começo da gravidez já não é tão intensa -- seus níveis de hormônio continuam crescendo, mas essa elevação agora é mais lenta. Por isso, você deve começar a se sentir menos exausta o tempo todo.

Menos idas ao banheiro

Mais boas notícias: A barriga começou a crescer, abrindo espaço para o bebê, que parou de pressionar tanto a bexiga. Por isso você não precisa mais sair da cama a toda hora para ir fazer xixi.

Os enjoos também devem ter passado, ou pelo menos melhorado bastante. Não é à toa que as pessoas comparam o segundo trimestre da gravidez a uma lua-de-mel.

Sono no terceiro trimestre


É difícil arranjar uma posição confortável

Agora que sua gravidez está avançada, aquela noite de sono ininterrupto pode parecer coisa de um passado muito distante. A barriga está grande demais para que você consiga se deitar de um jeito confortável.

Experimente dormir de lado (sobre o lado esquerdo), com um travesseiro entre as pernas, um atrás das costas e outro ainda embaixo da barriga, além do da cabeça. Se nem isso adiantar (ou se a solução for impraticável, por não deixar espaço na cama para seu companheiro), você pode tentar dormir numa poltrona confortável, ou imitar a forma de uma com os travesseiros, na própria cama.

A posição semi-sentada às vezes é a mais confortável nas últimas semanas da gravidez, e também pode ajudar a amenizar a azia.

Bexiga espremida (de novo!)

Você se lembra do comecinho da gravidez, quando parecia que passava pelo menos metade do seu dia indo ao banheiro fazer xixi? Pois é, aqueles tempos voltaram. Desta vez o responsável é o seu bebê, que está ficando grandão e pressionando sua bexiga.

Você pode tentar reduzir o número de idas noturnas ao banheiro cortando a ingestão de líquido à noite, e procurando esvaziar totalmente a bexiga quando urinar, inclinando-se para a frente no vaso sanitário.

Azia e outros vilões do sono

Não vai ser surpresa se a azia, as cãibras nas pernas, o ronco e a síndrome das pernas inquietas, sem falar dos nada sutis movimentos do bebê, deixarem você acordada praticamente a noite inteira no terceiro trimestre.

Estudos mostram que no último trimestre da gravidez as mulheres passam por menos períodos de sono profundo, e acordam mais vezes durante a noite. Para resumir, a qualidade do seu sono pode ser uma das piores de todos os tempos.

Para tentar compensar, aproveite toda e qualquer oportunidade para descansar e tirar uma soneca. Não tem importância se esses cochilos roubarem um pouco do seu sono à noite. Você vai ter mesmo de se preparar para um ritmo de vida notívago quando o bebê chegar, e vai levar algum tempo para a vida e o sono voltarem ao ritmo normal.

"Treino" para o que vem pela frente

Certamente você já ouviu a brincadeira de que a péssima qualidade do sono das mulheres em fim de gravidez é um treino para as noites em claro programadas para o quando o bebê nascer. É verdade. Console-se em saber que o bebê também vai dormir durante o dia, e aí será sua chance de descansar junto com ele.

Fonte: BabycenterBrasil

0 comentários:

Postar um comentário