sábado, 25 de fevereiro de 2012

Peso e Comprimento

Os bebês que nascem dentro do tempo que é considerado período normal de uma gravidez (entre a 37° e 41° semana de gestação) pesam 3.300 gramas, medem 50 centímetros e tem um perímetro de 34 centímetros. Esses números variam conforme o sexo (os meninos costumam pesar mais que as meninas), Fatores genéticos (pais altos geralmente tem filhos altos) ou as condições da gravidez. É comum que, na semana seguinte ao seu nascimento, o bebê perca entre 5% e 10% do peso que tinha ao nascer. No entanto, na segunda semana, ele geralmente recupera essa perda e começa a ganhar peso sem parar.
O ganho de peso ideal seria de 20 gramas por dia no primeiro trimestre. Quando ele começa a se movimentar, passa a perder calorias em forma de energia e, portanto, engorda menos, de 10 a 15 gramas ao dia. No entanto, esse crescimento não é linear, não é necessário pesar o bebe a cada dia. m controle mensal na visita ao pediatra é o suficiente.Quanto ao comprimento, um bebe cresce no máximo, no final e um ano. 50% da estatura que tinha ao nascer. Por exemplo, se nasceu com 50% centímetros, depois de um ano terá no máximo 75 centímetros. Os pais podem e devem acompanhar o desenvolvimento de seus filho, mas é o pediatra que poderá avaliar a evolução do bebê e, caso seja necessário, adotar as medidas indicadas para o caso. Alias, procure escolher e conhecer esse profissional antes do nascimento de seu filho. É  imprescindivel encontrar um pessoa com quem possam criar uma relação de confiança e de colaboração.

É essencial que um pediatra acompanhe o ritimo de crescimento da criança a cada mês e que suas indicações sejam seguidas à risca pelos pais.

Abaixo duas tabelas com o peso aproximado do bebe, nesta primeira tabela o peso estimado do feto por idade gestacional:

E nesta segunda tabela o peso do bebe do sexo feminino e masculino ao nascer até os 8 anos:


Fonte:ManualdoBebe





0 comentários:

Postar um comentário