quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O Bebê de Baixo Peso


Se o bebê tem peso inferior a 2.500 gramas, é considerado de baixo peso. Existem muitas razões que podem causar peso baixo. A mais comum é o nascimento prematuro (antes 37° semanas de gravidez).  Cada semana da gravidez corresponde a um dado peso do feto e a um determinado grau de desenvolvimento e maturidade dos orgãos.


O peso reduzido também pode ser consequência de placenta não suficiente ou de complicações durante a gravidez que tenham impedido o desenvolvimento do feto. Qualquer que seja a razão, é preciso estudar a situação e prestar ao bebê os cuidados necessários. Quando tem menos de 2.500 gramas e é prematuro, é comum que o bebê tenha dificuldade para manter a temperatura do corpo. Por isso ele é levado a incubadora, um ambiente térmico adaptado ás suas necessidades e que pode ser controlado.

Caso o bebê tenha alguma dificuldade pulmonar ou cardíaca, existem outros aparelho ainda mais sofisticados. A verdade é que hoje a maioria dos bebês prematuros podem crescer de forma perfeitamente normal. Houve casos de bebê que nasceram até com 370 gramas e cresceram saudáveis.

Mesmo que o bebê tenha que ficar algum tempo na incubadora, é importante visita-lo com frequência. Isso facilitará sua futura adaptação ao ambiente familiar.

No video abaixo uma reportagem do programa Conexão Geral - TV Gazeta,que fala a respeito dos bebês de baixo peso ou prematuros,como as mamães lidam com essa situação e os cuidados no hospital.



Fonte:ManualdoBebê/YouTube

0 comentários:

Postar um comentário