segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A Cabeça

A cabeça de um bebê que nasceu de parto normal apresenta normalmente uma forma alongada. Não estranhe, afinal, para chegar ao mundo foi preciso passar por um canal estreito. Mas, ao nascer de cesariana, sua cabeça terá a forma normal, arredondada. Como já mencionamos, os ossos da cabeça do recém- nascido não são unidos.

Dessa maneira, a calota craniana pode crescer á medida que o cérebro do bebê se desenvolve. A sutura desses ossos se consolida ente 9 e 18 meses de vida. Se para o bebê nascer foi preciso a ajuda do fórceps, é possível que surja um pequeno edema na região. Isso não deve ser motivo pra nenhuma preocupação, em poucas semanas desaparecera. É bom saber que nos 3 primeiros meses de vida o bebê não consegue manter sua cabeça reta firme. Por isso, quando estiver no colo é necessário tomar sempre o cuidado de apoiar seu pescoço com as mãos ou usar o antebraço de apoio.


Alguns bebês nascem cabeludos. Esse cabelo logo cai e muda de cor. A cor do cabelo do bebê só se define depois dos 12 meses. O mesmo acontece com a cor dos olhos: se ele nasceu com os olhos azuis,é importante esperar até os sexto mês, quando finalmente o tom se define. E saiba que, se ele nasceu com os olhos escuros, nunca ficarão claros.
Ao nascerem, os bebês já conseguem ver e seguir os objetos que tenham movimentos lentos, além de serem atraídos pelos rostos que o cerca e pelas cores vivas.


Nos primeiros dias de vida, bebê tem 40% de visão desenvolvida. Portanto, já consegue enxergar a uma distancia de até 30 centímetros, o suficiente para ter uma relação olho a olho com a mãe, fundamental para o seu bom desenvolvimento emocional.

Você mamãe já ouviu falar em bebês que nascem com assimetria ou sabe o que isso significa e o quanto pode afetar a vida do bebê?


Assimetria craniana, uma deformidade em bebês

Segundo estatísticas, aproximadamente 12% das crianças de todo o mundo nascem com algum tipo de assimetria na cabeça.


Plagiocefalia posicional, doença que deixa a cabeça do bebê torta e desproporcional. Além do prejuízo estético, pode haver consequências mais sérias, como dificuldade de aprendizado e, em casos mais graves, problemas de alinhamento dentário e duplicidade visual.

Órtese

"Quando procuramos o médico minha filha Ana Luiza tinha 8 meses. Ela iniciou o tratamento com 10 meses. Foi super tranquilo. A cada 15 dias tínhamos que levá-la à clínica para o acompanhamento. Nessas consultas eram feitos ajustes na peça (órtese) para que o tratamento seguisse de forma adequada", afirmou Yara. A família mora em Americana.

Sobre os custos, a bióloga disse ser um tratamento caro. "Os planos de saúde não cobrem, mas é um gasto que vale a pena".

12% das crianças nascem com assimetria

Assim como Ana Luiza, aproximadamente 12% das crianças nascem com algum tipo de assimetria na cabeça. Desse total, 3% merecem algum tipo de intervenção, e o restante regride naturalmente. Além disso, 54% das crianças gêmeas também nascem com assimetrias.

Segundo o neurocirurgião e um dos fundadores da única clínica especializada no tratamento da doença, no Brasil, Gerd Schreen, a plagiocefalia posicional pode ocorrer por causa do posicionamento intrauterino, em função de um parto mais complicado e ou na gestação de gêmeos.

Após o nascimento, a assimetria também pode se desenvolver pelo posicionamento viciado em uma região da cabeça do bebê, seja na hora de dormir ou pelo torcicolo congênito.

Diagnóstico tem que ser precoce

Segundo o especialista em assimetria craniana Gerd Schreen, é fundamental que a assimetria seja identificada antes de a criança completar 1 ano e 6 meses, como foi no caso de Ana Luiza.

Caso contrário, a órtese não pode mais corrigir a assimetria e, em alguns casos, é necessária a intervenção cirúrgica, que segundo o médico oferece grande risco. Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico (www.cranialcare.com.br).

Quer saber se o formato da cabeça do seu bebê é normal ou desproporcional? Dá pra fazer este diagnóstico em casa mesmo neste link ensina em 5 passos como fazer isto http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/album/14122011plagiocefalia_album.jhtm


Fonte:ManualdoBebe/oLiberalVirtual

2 comentários:

Fernandinha disse...

Nossa qdo vi a foto corri pra olhar a cabecinha da nana...ufa ainda bem que ta tudo normal, adorei a matéria

Unknown disse...

Rsrsrs....A gente fica preocupada mesmo né miga?
Obrigada por mais um visitinha e mais um comentário :)

bjoosss

Postar um comentário