terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Como Fica o Corpo Depois do Parto

Algumas de nós nem passamos por este momento ainda,mas a verdade é que muito se fala sobre a preparação para o parto tem até cursos pra isso,mas pouco se diz sobre o "Depois".Eu sempre fui adepta aos exercícios físicos mas na alimentação eu sempre fui descuidada.Porém quando meu filho nasceu minha comida era apenas agua e sal,devemos ter este cuidado também por causa das cólicas no neném,que pra mim a maioria das causas é pela alimentação da mamãe.Mas ainda vamos falar deste assunto mais pra frente.Quando meu filho completou 1 mês fazia caminhadas com ele no carrinho de 20 a 30 minutos quase todo finalzinho de tarde e usei cinta até os 2 meses o que me ajudou a voltar o corpo rapidinho.

A recuperação física depois do parto tem um papel muito importante na recuperação emocional da mamãe. A mulher olha desconcertada para um corpo que agora lhe parece estranho. Já não está grávida, mas o seu corpo não é o mesmo de antes. A roupa que usou durante a gravidez já não a atrai, mas a outra também não lhe serve. O leite que sai do seu peito mancha-lhe a roupa. Perdeu grande parte da sua tonicidade muscular, especialmente na zona abdominal que, de um dia para o outro, passou de estar completamente esticada a estar totalmente flácida. Todos estes motivos – somados ao cansaço – fazem com que a recuperação física pareça estar muito longe.


Quanto antes melhor
Quanto antes se começar o trabalho corporal depois do parto, melhores e mais rápidos serão os resultados. No entanto, é muito importante ter em atenção se se tratou de um parto normal ou se se realizou uma cesariana. Geralmente, se o parto foi normal, duas semanas depois já se pode começar com uma rotina suave, mas se foi cesariana convém esperar trinta ou quarenta dias. O ideal é consultar o obstetra. Ele é a pessoa mais indicada para determinar em que momento a mamãe pode começar a realizar exercícios.
Legendas e destaques:
Os primeiros exercícios serão muito suaves e localizados, e as dificuldades irão aumentando de acordo com as possibilidades de cada mulher. Há movimentos que são aparentemente simples mas que se não forem bem executados podem tornar-se difíceis, ineficazes e, em determinados casos, prejudiciais.
A recuperação física do parto depende de muitos factores:
· Se a mamãe manteve regularmente um bom estado físico.
· Se efetuou ginástica durante a gravidez.
· Se ao ficar grávida estava ou não com peso a mais.
· Se tiver ajudas em casa (quem tiver ajuda geralmente pode dispor de um pouco mais de tempo).
· Se se alimenta adequadamente.
· Se a mamãe tiver perseverança e vontade para ter um espaço próprio.
O que se procura nas aulas de ginástica
· Tonificar a parede abdominal, que se distendeu excessivamente.
· Tonificar a musculatura da pélvis que cedeu durante a gravidez e o parto.
· Alinhar a coluna – corrigindo a postura – para evitar as dores tão comuns nesta etapa causadas pelas posições que a mamãe adota ao dar de mamar em cada três horas, pegar no bebé, mudá-lo, pegar no irmão que está ciumento, dormir mal...
· Alongar a musculatura posterior das pernas, que diminuiu devido à própria posição de grávida.
· Afrouxar os músculos da nuca para diminuir a tensão cervical.
· Afrouxar os músculos peitorais para facilitar a contração da região superior das costas.
· Tonificar os glúteos, e ao mesmo tempo diminuir a flacidez das coxas.

Uma Academia de Distrito Federal  chamada "Unique Fitness" tem um programa muito legal para gestantes e para mamães de que já passaram pelo pós-parto.
O Programa Dani Rico de atividade física cuida de forma especial da gestante, preparando-a para a maternidade. São realizadas aulas com modalidades específicas de alongamento, hidroginástica,
musculação e natação.
Uma das estratégias do programa é o equipamento Postural Flex, que auxilia no alinhamento do corpo e na melhora da flexibilidade. Para as alunas pós-parto é realizado um programa especial de
retomada da condição física da mamãe, juntamente com atividades associadas aos bebês.

Neste video mostra como é feita as aulas com as mamães e seus bebês:
Mamães que moram em Distrito e região aproveitem porque é muito bom.Mas pra quem não tem como ir a academia como eu "por enquanto" neste outro video dá pra fazer exercícios em casa com ajuda de um colchonete e uma toalha.

Exercícios abdominais com toalha
Repetições: 2 séries de 10 repetições (quando estiver com mais força faça 40 repetições por dia)
Deite-se de costas com os joelhos fletidos e os seus calcanhares alinhados com as ancas. Envolva uma toalha à volta da zona abdominal média, segurando-a nas extremidades.
Levante a cabeça, pescoço e ombros do chão, expire e sugue os abdominais para as costas enquanto levanta a sua pélvis. Isto irá ativar os abdominais transversais. De seguida, aperte bem a toalha, isto ajudará os abdominais a ficarem mais juntos, voltando desta forma à sua posição inicial. Se lhe doer o pescoço, levante apenas a cabeça e o pescoço e não os ombros.
Tenha sempre em atenção o espaço da separação. Não necessita de fazer as repetições todas da mesma vez, pode ir fazendo durante o dia. Até os abdominais não estarem a menos de 2 dedos de distância, não faça exercícios abdominais de outro gênero, especialmente abdominais com rotações, levantamento de objetos, e exercícios de pernas, pois todos agravarão o problema.
Pense em fazer força com a zona abdominal, levando o umbigo para as costas em vez de ser para fora – se não conseguir fazer isto, quando estiver a fazer alguma atividade como pegar no bebé, rir, tossir, ou outras atividades físicas, isto é uma boa indicação que deve evitar este tipo de atividades porque provavelmente estará a forçar o “puxar para a frente os abdominais”, tornando a separação ainda maior.


Fonte:DeMaeParaMae/FamiliaSapo/YouTube

4 comentários:

Anônimo disse...

Bom, eu usei a cinta ... a cinta que eu comprei, apertava toda semana na loja.
Ou seja, apertei durante 3 meses. Minha médica que qd me viu na consulta com 3 meses pós parto, me tirou da cinta, rs ..... ela disse que eu estava magrinha demais e não tinha mais o que apertar!

Engordei pouco tb na gestação, 7 quilos e perdi 12 ... e só comia besteira. Chocooky todo dia, kkkkkkkkk ... que horror!

+ não fiquei de camisolas de Dona Florinda, kkkkkkk .... eu usava roupas normais.

Passava batom, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk .... pra não parecer tão cansada, uahauahauahuahauha

Bjos meninasss!!!!

BoniFrati disse...

Olá, querida, que boas dicas para as mamães! Elas merecem todos os cuidados! Beijos da turma!

Unknown disse...

Muitas pessoas dizem que o corpo da mulher fica destruido , depois do parto , outras dizem que não .Agora sim eu tirei todas as minhas duvidas Obg !!!

Unknown disse...

Oii Erika por nada querida, pra mim é um prazer ajudar. Ainda mais quando se tem um retorno. Fiquei muito feliz com o seu comentário.

Bjooss

Postar um comentário