quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Caminhando Para o Trabalho de Parto

Eu nunca relatei o parto do meu primogênito aqui,talvez por ter sido meio traumático.Citei sim algumas coisas mas não como exatamente foi.Nesta segunda gestação procurei me informar o máximo e me preparar para o grande espectaculo da vida.Pois seria muito mais comodo pra mim fazer uma cesária,mas saber que estamos ali trabalhando juntos com o mesmo objetivo,nos conhecer pela primeira vez,eu poder toca-lo,sentir seu cheiro,e ter um momento que só vai ser meu e dele isso não tem preço e me faz repensar varias vezes sobre o dia do parto.
Dá medo? Claro que dá medo pois enfrentaremos o desconhecido,a verdade é que em um trabalho de parto tudo pode acontecer é uma caixinha de surpresa e por mais que se programe,nunca sai como planejado.Então o melhor que se tem a fazer é se preparar.

Um enorme ponto de interrogação invade a cabeça da mamãe momentos antes de o nenê surgir definitivamente ao mundo.
A razão é simples: a insegurança de saber quando realmente chegou a hora de ter o bebê em seus braços é imensa, principalmente com as mamães de primeira viagem. Como saber se as contrações que sente são verdadeiras?
Algumas dicas para as mulheres que vão parir é se prepararem desde o início, bem antes do parto, no começa da gravidez as mulheres devem ler tudo que puderes, para que possam estar emponderadas e tomarem as melhores decisões para elas.
 Ter certeza das pessoas que estarão com você, sua família, que sejam pessoas que não vão distraí-la e sim apoiá-la, encorajando-a quando o trabalho de parto estiver mais difícil.Além disso, lembre-se das coisas sobre parto que são importante como, que o seu corpo é feito para isso , que você pode fazer isso, e apenas repetir isso pra si mesma.


E também ter a melhor pessoa para acompanhar o parto, pode ser a parteira ou médico, que vai respeitar as escolhas que você fez para o seu parto.Coisas que mantem o seu trabalho de parto o mais normal possível: são chás, água, gatorade, comidas leves, manter-se ativa no trabalho de parto, pode ser usando o chuveiro ou caminhando no corredor ou entrando na banheira, e você pode parir na banheira isso é algo de deve discutir com quem vai acompanha-la. Música e aromaterapia também são de grande ajuda , inclusive a diminuir as dores no trabalho de parto.
 
O corpo da mamãe se prepara para o parto algumas semanas antes do dia previsto para o nascimento do bebê. Aparecem algumas contrações consideradas falsas,chamadas de contrações Braxton Hicks(já falamos sobre isto em uma publicação anterior). São indolores, irregulares e não mais que quatro contrações por hora durante o descanso. Fique atenta se esse número for maior, pois pode ser o indício de trabalho de parto prematuro.
Alguns sintomas podem aparecer para avisar que a hora do trabalho de parto está chegando. O bebê se posiciona mais para baixo, o que dá uma sensação de compressão no baixo ventre que pode ser acompanhada de uma dor lombar e perdas vaginais mais intensas. O abdome endurece.
O tampão mucoso que bloqueia o colo do útero sairá da vagina (parece uma geléia rosada) e isso pode acontecer até 72 horas antes do começo do trabalho de parto. É a dilatação do útero que se inicia.
As contrações geralmente começam depois do rompimento da bolsa de água. Quando a bolsa estourar, ligue imediatamente para o seu médico ou parteira que geralmente te orientará ir para a maternidade.
É BOM SABER: Em uma mulher primípara (que terá seu primeiro filho), o trabalho de parto dura em média de 12 a 14 horas. Para as mamães que já tiveram filho, o tempo médio é de 6 a 8 horas de duração.
No início do trabalho de parto, as contrações aparecem regulares com intervalos de cinco a dez minutos. Ao final, a mamãe deve senti-las a cada dois ou três minutos com duração de 30 a 45 segundos. Como uma onda, crescem aos poucos, atingem um ponto máximo e depois começam a diminuir.
O papel das contrações é o de abrir o colo do útero em 10cm ou mais para que forme um canal permitindo a passagem do bebê. Uma boa dica é se movimentar, andando durante o trabalho de parto, pois isso ajuda o bebê a descer e diminuir as dores das contrações. Técnicas de respiração e relaxamento também são importantes para aliviar as dores.

E o mais importante....

Mantenha a calma

As dores costumam ser intensas, por isso a calma e respiração são fundamentais. Chorar ou gritar não vão ajudar em nada, pelo contrário o nervosismo dificulta a dilatação. O banho morno nas costas e na barriga também ajuda a aliviar.
Este momento é mágico na vida da mulher, conhecer seu filho e ajudá-lo a vir ao mundo, é uma experiência única e jamais esquecida.

Fonte:CrisDoula/GuiadoBebe/Zun

4 comentários:

Fernandinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernandinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernandinha disse...

Amei a matéria amiga Laine...Bjos flor

Unknown disse...

Oh minha amiga...Que bom vê-la por aqui.
Fiquei muito feliz pela visita e por ter gostado.
Bjosss

Postar um comentário