quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Parto Normal Dói? Mitos e Verdades

Hoje pra finalizar o assunto que venho tratando ao longo da semana sobre o parto.Na minha primeira gravidez busquei me informar com outras  mães que já haviam passado a experiência do parto normal,a respeito da dor e tudo o mais que eu deveria saber,afinal eu iria enfrentar o desconhecido.E sinceramente encontrei mães que até se sentiam disposta a falar outras nem tanto o que aumentava mais ainda o meu medo,minha insegurança e minhas duvidas.Por isso eu encontrei um meio de poder esclarecer pelo menos um pouco as mamães de primeira viagem que tenho certeza que pensam como eu pensava e meninas podem ter certeza informação nunca é demais.Exponho aqui minha experiência de vida com ajuda de alguns artigos que eu acho interessante pela net a fora.Mas cheguei a conclusão que o medo da dor,é o receio de não encontrar o médico na hora necessária ou sair durante a madrugada para a maternidade são alguns dos motivos que levam a mulher a temer o parto normal.E isso é verdade!
Quantas de nós fica tentando imaginar como será na hora? Será que a bolsa vai romper? Será que já vou começar as sentir as dores? Será que virá o tal sinal? Será que alguém estará em casa pra me ajudar? Pra quem devo ligar? Essas e outras perguntas eu me faço frequentemente,mas só uma coisa eu não posso esquecer.Me preparei tanto pra este momento não é agora que vou entrar em pânico.
Então estão aqui alguns mitos e verdade a respeito do parto,respondidos por profissionais especialiazados em Ginecologia e Obstetria.


1.Parto Normal doí mais do que cesária
Mito, com restrições. “A dor existe nas duas situações, mas em momentos e por períodos diferentes. O pós-parto de uma cesariana é bem mais doloroso. Trata-se de uma cirurgia grande, onde são cortados nervos e diversos níveis de tecido. Os fios da sutura podem levar até seis ou sete meses para total absorção, levando a mulher a sentir fisgadas e formigamento na região”, diz Cássio Sartorio. Renato Sá lembra que a população de mulheres urbanas tem mais dificuldade para lidar com sensações dolorosas. “Hoje existem técnicas farmacológicas ou não para aliviar a dor. O simples fato de ter um acompanhante no momento do parto já traz mais conforto para a mulher”, completa.
2. O corte no períneo,para facilitar a passagem do bebê,não é obrigatório
Verdade. “Chamado de episiotomia, este corte só é feito quando há indicação específica, já que a recuperação de mulheres submetidas a este processo tende a ser mais dolorosa”, diz Renato.

3. Parto normal alarga a vagina
 Mito. “A vagina é um órgão elástico, preparado para o parto. Mulheres saudáveis e ativas, que seguem alimentação balanceada, com ingestão de proteínas, não precisam se preocupar”, diz Cássio.

4. Se o cordão estiver em volta do pescoço do bebe,não poderei ter parto normal
 Mito, com restrições. De acordo com Renato, “essa constatação existe há apenas 40 anos, quando surgiu a ultrassonografia. Antes disso, não havia como saber. A verdade é que a taxa de mortalidade intraparto não diminuiu por causa deste diagnóstico. Além disso, existe uma ‘geleia’ espiralada em volta do cordão que dificulta a asfixia. Ou seja, a própria natureza criou artifícios para que o bebê não se enforcasse”. Cassio diz que “quando o cordão dá apenas uma volta no pescoço não há indicação obrigatória para cesárea. Se durante o trabalho de parto for avaliado que são muitas voltas e houver desaceleração dos os batimentos do bebê, levando ao que chamamos de sofrimento fetal, o procedimento cirúrgico pode ser a melhor opção”.  
5. Mulheres com o quadril estreito não poderão ter parto normal
Mito. “Geralmente, o bebê se adapta aos diâmetros da bacia. Mas somente o obstetra, através de exame específico, poderá avaliar a situação”, ressalta Renato.

6. O retorno as atividades é mais rápido em mulheres que se submetidas ao parto normal
Verdade. Segundo Renato, “quanto menor a lesão dos tecidos, mais rápida é a recuperação. Na cesariana há corte de enervação, o que torna a recuperação mais lenta e dolorosa. Em mulheres que tiveram parto normal, o retorno às atividades normais costuma acontecer após 45 dias”.
Mamães o meu papel principal foi trazer tranquilidade a todas pra este momento bonito,magico e único que é o parto.Então desejo-lhes um bom parto,que tudo possa dar certo e espero cada uma de voceis voltarem e contar como foi sua experiência pois certamente contarei a minha.
Este video é muito lindo e eu desejo a todas voceis...



Fonte:GNTMaes/Youtube
 





 

2 comentários:

Kawaii-Chan disse...

Oi .. Mto Lindo seu blog ... gostei muito do post
esclareceu muitas duvidas,.. quero muito ter um parto normal... peço a Deus que isso seja possivél! bjs Gih

Unknown disse...

Oii Gih
Pois é amiga, a gente vê o parto como um bicho de sete cabeças, mas com informações percebemos que não é nada disso.Que somos capazes de faze-lo se assim deus permitir.
Te desejo tudo de bom e que você tenha um parto tranquilo e abençoado.

Bjooss!!!

Postar um comentário