segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Como Acelerar o Trabalho de Parto

Fiquei quase a tarde inteira procurando artigos na internet que falassem sobre a indução de parto,Porém as únicas dicas que consegui achar falavam quase sempre  das mesmas técnicas.
Faxina na casa,tomar banho quente, comer comida apimentada,tomar chá de canela quente,caminhadas,tomar banhos de assento frio ou gelado,ficar dentro da piscina por algumas horas, comer muito melão nos dias que antecedem ao parto e até Sexo quente com seu parceiro pois ao que dizem o esperma tem substâncias que amolecem a cérvix uterina...enfim quanta coisa.
A verdade é que quanto mais se aproxima o final da gravidez mais ansiosas ficamos,pra ver logo a carinha do bebê e pra se livrar do peso e todo desconforto do barrigão.
Mas lendo alguns dos artigos e publicações da doula Cris (eu sempre acabo recorrendo a ela).em um desses artigo uma mamãe conta que caminhadas, exercícios na bola de pilates e até sexo foram fundamentais para o inicio de trabalho de parto dela.
Aqui vão algumas dicas que a mamãe pode fazer pra dar uma ajudinha a  mãe natureza:

1. Fazer exercícios físicos

Para estimular o início das contrações é preciso mexer a musculatura em volta do útero. “Sempre falta comprar algumas coisinhas para o bebê que vai nascer. Que tal ir andar no shopping?”, sugere Eduardo Zlotnik, ginecologista e obstetra do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Você pode também fazer caminhadas perto de casa ou atividades físicas leves, como ioga ou natação. Faça tudo em um ritmo confortável, com orientação do médico e por quanto tempo aguentar.

2. Fazer sexo


A relação sexual pode ajudar a induzir o parto de três formas. A primeira é pelo estímulo uterino que os orgasmos provocam. Segundo, pela liberação natural de ocitocina que a atividade gera – em induções clínicas, uma versão sintética deste hormônio é aplicada na gestante. Por último, o sêmen contém prostaglandina, que pode deixar o colo do útero melhor preparado para a dilatação. “Se tiver vontade, pode fazer todos os dias”, diz a doula Cris Balzano – com permissão do médico, claro.

3. Estimular os mamilos

“Massagens e beliscões suaves nos bicos dos seios estimulam a liberação de ocitocina, hormônio responsável pelas contrações”, explica o ginecologista Eduardo. O recomendado é fazer a estimulação três vezes ao dia, por períodos de uma hora, alternando os lados.

4. Aquecer-se

A medicina chinesa prega que, para entrar em trabalho de parto, a mulher precisa estar rodeada de calor. Daí vem a ideia de ingerir comida apimentada. É uma ótima desculpa pra visitar aquele restaurante indiano ou mexicano que você adora. Mas cuidado: se você não estiver acostumada com pimenta, pode ter azia e irritação no intestino.

Outra forma de esquentar o corpo e, de quebra, ficar relaxada, são os banhos quentinhos. “Não exagere na temperatura, para não sentir tontura”, lembra Cris.

5. Fazer sessões de acupuntura

Segundo diversas pesquisas feitas desde 1974 em grávidas em fase final de gestação, as agulhas introduzidas em pontos específicos do corpo diminuem o tempo do trabalho de parto. “É uma especialidade médica que surte efeito”, garante Ana Cristina. Procure um médico acupunturista confiável, que tenha experiência com grávidas.

6. Ter ajuda do obstetra

Ainda sem entrar na área dos remédios químicos, o obstetra tem alguns truques pra acelerar o trabalho de parto. Mas eles só são indicados em casos especiais, quando o bebê ou a mãe correm sérios riscos se o nascimento demorar mais. “É possível descolar a bolsa introduzindo o dedo no colo do útero, induzindo as contrações, ou romper a bolsa amniótica”, explica Eduardo.
Confie no seu corpo: Seu corpo instintivamente sabe o que fazer para trazer seu bebê ao mundo. Afinal, ele tem feito isso perfeitamente pelos últimos 9 meses, cuidando desse ser e ajudando a crescer com saúde, sem que ninguém tenha que intervir. Seu corpo não precisa de cursos ou um médico para ensinar como gerar um bebê. Milhões de anos de evolução mostra que o trabalho de parto é controlado pelas partes mais primitivas do cérebro.

Lembre-se que essa ”dor” é simplesmente uma mensagem para o seu cérebro. Você não esta em perigo. E você sabe como controlar essa mensagem, diminuindo e até eliminando.Ensinar seu corpo como fazer isso é a melhor maneira de ter um maravilhoso trabalho de parto onde medicamentos para alívio da dor nem passam pela sua mente. Nossos corpos são especialmente feitos para fazer essa coisa maravilhosa chamado PARTO. Prepare-se também para possíveis intercorrências que a medicina moderna está pronta para atender, uma cesárea necessária é sempre bem vinda.

Mas no final de tudo, sorria, ame e divirta-se com o seu parto. VOCÊ está no controle da sua experiência, dê permissão ao seu corpo para ir além de qualquer inibição e siga o seu corpo.

Este video vai ajudar muito,quem ainda assim tem duvidas até mesmo quando os sinais de parto chegarem,como saber se já esta na hora?
Fonte:CrisDoula/Youtube


 

6 comentários:

Eu em Construção disse...

Amo ler sobre gravidez, parto, bbs e afins... :)

Sabrina Dilélio disse...

Oiii amigaaa adoreiii tudooo! Parabéns pelo Blog! bjão t adoruuuuuuuuuuu!

Unknown disse...

Obrigada pela visita,vi que seu blog esta em construção mas já estou seguindo.Vi também que voce teve um parto recente.Que voce esteja se recuperando bem.

Unknown disse...

Oii Sabrina meu deus,você por aqui quase não acreditei no que meus olhos viam..rsrsrs.
Que honraa,Seja muito bem vinda flor que bom que voce gostou,Muito obrigada pela visita.

Anônimo disse...

Oi flor!
Ficou muito fofo o novo layout.
E pode levar o selinho do meme sem problemas.

Abraço e tenha uma otima semana!
Erika (kit)

beleza é tudo! disse...

Adorei! Vou seguir seu blog.=)

Postar um comentário