sexta-feira, 2 de março de 2012

A Mulher Depois Do Parto - A Depressão

Olá meninas,ontem foi a ultima publicação da nossa saga pelo corpinho do bebê,hoje começa a da mamãe.Tem uma publicação no blog chamada de "Como Fica o Corpo Depois do Parto", pois bem o tema pode até confundir mas o assunto é diferente. Como a saga de como é um recém -nascido foi dividido em módulos o tema de hoje também será. Ele terá 4 temas,começando de hoje com "A depressão", depois "A recuperação física", "A menstruação e as relações sexuais" e por fim "Um pouco de exercício físico".

Afinal o nosso corpo passou por grandes mudanças durante 9 meses,então veremos o que esperar da recuperação de nosso corpo e a volta do funcionamento.Então vamos começar:

Toda mulher que acaba de ter um filho viveu nove meses preocupada com as alterações em seu corpo, o parto e o desenvolvimento perfeito do se filho na sua barriga. Durante todo esse tempo, ela foi experimentando sensações diferentes das habituais com o seu peso.

Após o nascimento do bebê, que junto com muita felicidade também trouxe muitos momentos de tensão, medo e ansiedade, chega uma sensação de relaxamento físico e psíquico, coincidindo com a necessidade de enfrentar os problemas próprios de seu novo papel: ser mãe.

Voltar para casa acaba trazendo uma sensação ambivalente. Se por um lado é bom chegar em casa, por outro, será necessário enfrentar uma nova vida. O cenário mudou; há uma nova pessoa que exige constante atenção e carinho. 

Essa situação pode chegar mesmo a ser angustiante para a mãe, porque ela também precisa de atenção e do amor das pessoas que  cercam. Por vezes, isso pode causar depressão.

A explicação é simples: diante de uma crise, a defesa da mulher é regredir às instâncias mais seguras e conhecidas para se reorganizar e prosseguir na mulher é normal e desejável.

A adaptação à nova rotina não é fácil e pede, acima de tudo, Paciência. Em primeiro lugar pra se encaixar a nova vida, depois para reorganizar e reiniciar seu relacionamento com os outros.

É, não tenha duvida, uma situação transitória, que em poucos dias deverá desaparecer, especialmente se a nova mãe contar com a ajuda, a colaboração e o carinho da família, dos amigos, e principalmente, do pai da criança.

A depressão pós-parto (conhecida como puerperal blues) é uma situação transitória que geralmente passa em poucos dias. Em qualquer caso uma mãe nunca deve se isolar nem deixar de expressar às pessoas aquilo que sente.

Causas

A depressão pós-parto, assim como a maioria dos transtornos psicológicos, tem como causas fatores biológicos, psicológicos e sociais. Caso a mãe já apresente depressão antes do parto é provável que ocorra seu agravamento. As grandes alterações hormonais durante a gravidez e a diminuição após o parto são um dos principais responsáveis porém existe uma clara relação entre o suporte social principalmente do parceiro e família, do planejamento da gravidez, de problemas de saúde da criança, dificuldade em voltar ao trabalho, dificuldade sócio-econômica e estado civil com a presença e gravidade da depressão.

Sintomas

Tratamento

Pode ser tratada com Inibidor seletivo de recaptação de serotonina porém como a maioria dos anti-depressivos passam para o leite materno é necessário o uso de substitutos adequados. Logo a psicoterapia é o tratamento mais recomendado. Para mães que preferem resultados mais rápidos a terapia cognitivo-comportamental e a terapia analítico-comportamental demoram por volta de 6 meses.
Uma alimentação adequada, rica em Omega 3 e sais minerais, e exercícios também são importantes para melhorar o humor e a saúde em geral.

Psicose Pós Parto

Existem também o risco de psicose pós-parto, estimado entre 2 e 4 a cada 1000 partos. Muito mais grave que a depressão, na psicose a perda de contato com a realidade que pode incluir alucinação, delírios, fala desorganizada, humor instável, medo patológico e comportamentos violentos contra si e contra os outros. Pode ser necessário a internação.


Agora um video do Dr. Marcelo Gaspar Pinto ( Médico Ginecologista e Obstetra - CRM: 83.313 ).
Falando sobre o assunto:


Falamos da depressão pós parto em mulheres agora voceis sabiam que homens também podem sofrer deste mal? Seu marido derrepende começa a agir diferente? Sabe que você precisa da ajuda dele com os cuidados com a criança e parece estar o tempo todo fora do ar?

Para alguns, a compreensão do instinto materno e a certeza de que a fase caótica é passageira ajudam a enfrentar essa nova fase: a prole. Outros têm um pouco mais de dificuldade. Até sentem um pouquinho de ciúme do filho e saudade da antiga silhueta da mulher, mas passa logo. Porém, há recém-papais que se irritam o tempo todo –e sentem-se culpados por isso, já que deveriam esbanjar felicidade. Começam a sentir um cansaço extremo e um pessimismo inexplicável, além de desânimo em relação a qualquer atividade do dia a dia. É a (ainda) pouco falada depressão pós-parto masculina dando as caras.

Quer saber mais entre por este link: http://estilo.uol.com.br/comportamento/ultimas-noticias/2011/06/14/homem-tambem-sofre-de-depressao-pos-parto-entenda-o-problema.htm


Fonte:ManualDoebe/Wikipedia/EstiloUol/YouTube



0 comentários:

Postar um comentário