sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Dieta ou regime ??

Olá meninas!!

Hoje vou falar de um assunto que a maioria das pessoas confundem ou já se questionaram alguma vez, afinal qual a diferença entre "Dieta e Regime ?"



Regime é bem diferente de Dieta. Muitas pessoas fazem confusão entre o que é um regime e o que é uma dieta. Entenda a diferença.
As revistas deturparam, alteraram dois termos originalmente dos profissionais da saúde, médicos e nutricionistas, para venderem mais revistas – entre outras coisas mais.


O regime é algo limitado ou seja com tempo determinado para inicio e fim. O maior exemplo é o regime para perder peso em casamentos e festas. Você vai ficar sem comer ou mudar sua alimentação por um tempo e depois voltar ao normal, depois que passar a festa. O perigo de se fazer um regime é que você vai voltar a comer o que comia antes e pode até engordar mais.

dieta por sua vez denota uma alteração permanente na alimentação, este é o tipo de alteração alimentar que você quer fazer. Ou seja, é diretamente relacionado a um DESEJO, NECESSIDADE individual de perder peso, sacrificando alimentos que você gosta de comer. Que também é conhecido como reeducação alimentar né.


A boa noticia é que dá pra emagrecer sem sofrer, sem fazer nenhuma dieta ou regime radical. Basta uma educação alimentar combinada com exercícios físicos, que dá pra se chegar ao peso ideal.


E para uma boa educação alimentar, as nutricionistas da USP têm uma lista de 14 metas que devemos tentar alcançar pouco a pouco, pelo menos duas a cada semana, para perder peso.


Confira as 14 metas da educação alimentar, indicadas pelo Centro de Referência em Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).

1) Faça de 5 a 6 refeições por dia.
2) Frutas na sobremesa e nos lanches.
3) Coma verduras e legumes no almoço e no jantar.
4) A porção de carne deve ser do tamanho da palma da mão.
5) Troque a gordura animal por vegetal e consuma com moderação.
6) Modere nos açúcares e nos doces.
7) Diminua o sal e os alimentos ricos em sódio.
8) Consuma leite ou derivados na quantidade recomendada.
9) Consuma pelo menos 1 porção de cereal integral.
10) Coma uma porção de leguminosas por dia.
11) Reduza o álcool. Evite o consumo diário.
12) Beba no mínimo 2 litros de água por dia.
13) Faça pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias.
14) Aprecie sua refeição. Coma devagar.


No quesito alimentos pra quem tem dificuldades para selecionar o que comer é sempre bom utilizar a pirâmide alimentar, que é atualizada em tempos em tempos. Esta que irei postar é a mais recente de 16 delas já existentes.


Há também os alimentos termogênicos,que são uma mão na roda pra quem está na luta contra a balança. Esses alimentos contém micronutrientes que obrigam o corpo a gastar mais energia durante o processo digestivo. Mas este será o assunto da minha próxima publicação.













Fontes: VejaIsso.com/ G1GloboReporter.com/VidaPlenaeBemEstar.com/Google




0 comentários:

Postar um comentário