sábado, 31 de março de 2012

Seu Filho Precisa De Você


Ate o momento do nascimento,todas as necessidades que seu filhotinha no útero eram supridas através de seu ventre. Agora é ele que vai ter de aprender a respirar, digerir e, de certa maneira, a fazer frente as novas exigências de um mundo novo: o ruido, a luz, as mudanças de posição, de temperatura. Ele sente e capta muita coisa, mas não é capaz de tomar decisões. Antes de nascer, seu corpo o protegia. Daqui para frente, ele vai continuar precisando para atenuar todas as sensações desagradáveis e para se sentir bem e seguro.






O choro do seu bebe pode muitas vezes ser motivo de aflição pra você. Será que não troquei bem sua fralda? Será que não comeu o suficiente? Porque não dorme de noite? Essas perguntas e muitas outras a mãe vai se fazer inúmeras vezes. Mas procure não dramatizar ou exagerar a situação.  Todos os bebes choram, todos tem fome e é comum que acordem no meio da noite Enfrente as circunstâncias com calma e você vai ver que todos os problemas tem soluções bem simples.


Mas as coisas não ficam só nisso. Seu filho precisará de muito mais do que dormir e comer: ele vai precisar se comunicar. Entre mãe e filho começa agora  uma relação que você deve agora fortalecer e cuidar acima de tudo. Fale com ele docemente e você vai reparar como o bebe vira pra você. Não tenha a menor duvida que ele reconhece a sua voz, ate porque deste o útero ele já a ouvia. Por mecanismos psicológicos, a mulher regride a faces precoces de sua vida e consegue traduzir as necessidades de sue filho e não de outra criança. Por isso que as mães se tornam verdadeiras experts em choro de criança.


Seu filho precisa dos seus cuidados e da sua confiança para ir adquirindo a própria confiança.


Fonte:ManualDoBebe

38 Semanas....

Olá meninas!!!
Bom vai chegando o finalzinho da gestação e as dores se tornam cada vez mais rotineiras, ontem era o dia da minha consulta estava radiante pois havia passado a semana inteira com dores e contrações irregulares,mas meu medico me fez o favor de não ir.

E lá se vai eu para o hospital,já que as contrações estavam regulares de 20 em 20 minutos. Chegando lá descobri que estou apenas com 2 dedos de dilatação (evoluímos mais 1) e eu não estava em trabalho de parto aquelas benditas contrações estavam dando por causa da infecção de urina que eu disse que estava e que ainda não melhorei.

Hoje então surgiu a novidade da cesária que será decidido na segunda-feira junto ao meu medico,na realidade eu queria segura-la mais um pouquinho pelo menos ate depois do feriado. Já pensou passar a pascoa de resguardo? Todo mundo lá se esbaldando de chocolate? E eu?? Fico como?? Eu fico cheia né...cheia de vontade.

Mas como corro o risco de ela querer nascer a qualquer momento essa semana ou não, isso terá que ser questionado a mamãe aqui querendo e sendo contra ou não. Afinal é pelo bem da minha princesa, mas confesso que estou morrendo de medo.

Então Segunda venho dizer como ficará minha situação se será feito uma cesária ou ainda conseguirei fazer o parto normal que tanto quero.


Agora que você está na semana 38 da sua gestação, os especialistas consideram a sua gravidez como gravidez a termo. Isso significa que o seu bebê está bem desenvolvido, e a qualquer momento os sinais de trabalho de parto podem aparecer.
Neste momento você deve ter decidido se o seu parceiro ficará ou não dentro da sala no momento do parto. A decisão é sua, mas esteja ciente de que estar ao lado da pessoa que você ama no momento do parto pode ajudar a aliviar e muito as dores do parto.
Enquanto o momento do parto não chega, continue lendo e saiba quais as alterações podem ocorrer com o seu corpo durante esta semana, e as novidades sobre o desenvolvimento do seu bebê. Acompanhe:



Desenvolvimento do seu bebê

Enquanto você está ocupada imaginando como será o parto, o seu bebê continua ganhando peso. Não fique chocada, mas este processo continuará até o nascimento, embora você não possa sentir este ganho de peso. Neste momento o seu bebê pode estar pesando aproximadamente 3,1 kg e medindo algo em torno de 35 cm.
O intestino do seu bebê acumulou uma quantidade considerável de mecônio, e que normalmente será eliminado logo após os primeiros dias de vida do bebê. Portanto, esteja preparada para trocar a fralda do seu bebê.
Os pulmões do bebê continuam a amadurecer, e a cada dia que se passa, as suas funções cerebrais e nervosas trabalham ainda mais. Este processo de amadurecimento continuará até a adolescência do seu bebê.
Agora os cabelos do seu bebê estão bastante sedosos, além disso, os lóbulos das orelhas estão firmes por cartilagem. Os ossos ganharam uma boa flexibilidade e os órgãos sexuais se desenvolveram por completo.
Você poderá notar que os movimentos do bebê ficaram um pouco mais lentos durante este período. Simplesmente não há espaço suficiente para ele se movimentar muito durante este período, e além disso, ele também passará a maior parte do tempo dormindo, o que colabora ainda mais para a diminuição dos movimentos



Alterações na vida da mamãe

Com 38 semanas de gestação, encontrar uma posição confortável para se deitar pode parecer uma tarefa quase impossível. Deitar-se de costas não é uma opção recomendada para você e nem para o seu bebê. Isso ocorre porque ao deitar-se de costas, os principais vasos sanguíneos são pressionados pelo peso do útero. A posição recomendada para você se deitar é do lado esquerdo do seu corpo, com a perna na altura do joelho um pouco dobrada e apoiada com um travesseiro.
Seus seios podem ter começado a secretar colostro durante esta semana. Há casos em que algumas mulheres secretam colostro a tal ponto, que precisam usar panos para absorver o líquido. Se você já amamentou antes, isso é mais comum. Apesar de você sentir os seus seios pesados e fazendo com que você se sinta incomodada, eles estão cumprindo uma tarefa muito importante, se preparando para a lactação.
Seus pés e tornozelos podem ficar ainda mais inchados durante esta semana. Você provavelmente está ficando farta de usar o mesmo calçado todos os dias, mas não se preocupe. Após o parto há uma grande perda de líquido amniótico, e o inchaço irá aliviar bastante.
Você pode estar sentindo algumas contrações Braxton Hicks que podem ser irregular e muito dolorosas. Essas contrações podem ser sentidas nas costas, abdômen quadris e pelve. A diferença entre essas contrações e as contrações reais é que as contrações reais começam geralmente na parte superior do seu útero e se espalham por todo o útero por meio de suas costas e pélvis. Dores de contrações verdadeiras são progressivas, e não são aliviadas quando você muda de posição. Se na hora das contrações você estiver insegura, chame o seu médico. Mas não se preocupe, pois você saberá diferenciá-las.


Como os 9 meses só fecham com 39 ou  40 semanas pode ser que não dê tempo pra que eu possa postar o ultimo video da serie gerar, então foi postar junto a essa publicação. Eis aqui:



Ah! Minhas últimas fotos com barrigão...




Fonte:GravidezSemanaaSemana/YouTube

sábado, 24 de março de 2012

Mais Um Dia De Consulta

Sexta-feira (ontem) foi minha consulta de pré-natal, como eu havia dito eu tinha uns exames de sangue e de urina que iria pegar o resultado pra mostrar para o medico.

Pois bem não tive boa noticia infelizmente, estou com uma infecção na urina e é uma bactéria que é bastante resistente à alguns anti-bióticos que existem no mercado porém meu medico passou um e já foi logo avisando que além de caro era difícil de achar. Ele não é tão caro mas foi difícil de achar.

Logo a noite senti uma dor bem forte no pé da barriga e fui para o hospital,chegando lá foi constatado que já entrei em "começo" de trabalho de parto e já estou com 1 dedo de dilatação (ainda) me mandou voltar pra casa e esperar a evolução.

Hoje acordei com o  pés querendo explodir de tão inchados, estou com uma dor leve de cabeça e queimação no estomago com refluxo e fui agora a pouco na farmácia medir a pressão por ser alguns dos sintomas de pré - eclampsia, mas graças a deus minha pressão não estava alta.

Agora vou descansar e sexta-feira tenho médico novamente e estarei completando 38 semanas.

Genteee...

Para algumas mamães o final de gestação parece uma eternidade (a minha primeira foi assim) mas essa segunda ta voando. Eu confesso que estou com medo,ansiosa,sei lá é uma mistura de sentimentos, tento de todas as formas não me desesperar e o mais importante não contar os dias pra que não se prologuem mas tá difícil. Pelo fato de não ter posição pra dormir, e a Ana Clara mexe dá impressão que vai rasgar minha barriga.

Santo Cristo...é pedir a deus muita força e repetir a mim mesma que falta bem pouco, pois quero muito tê-la de parto normal e não cesária eu vou lutar até o fim por isso.

Até a próxima consulta meninas....ou se acontecer alguma coisa (vai que...) eu volto depois pra contar.

37 Semanas....

Seu bebê está oficialmente pronto para nascer. Isso significa que você poderá dar à luz a qualquer momento. Se você deixou um monte de coisas para organizar no último momento, este é uma boa hora para por tudo em ordem. Muitas mulheres quando estão grávidas, adiam as compras de roupas e produtos essenciais para o bebê até o terceiro trimestre. Elas querem ter certeza de que tudo vai ocorrer bem com o desenvolvimento do bebê. Se isso soa familiar para você, na sua próxima consulta cheque com o seu médico sobre o crescimento do seu bebê e as chances de tudo ocorrer bem, assim você provavelmente se sentirá mais confiante.
Enquanto o dia do parto não chega, continue lendo e saiba quais as alterações podem ocorrer com o seu corpo durante esta semana, e as novidades sobre o desenvolvimento do seu bebê. Acompanhe:


Desenvolvimento do seu bebê

Neste momento os bebês podem variar de tamanho, mas o comprimento médio pode estar entre 35 cm, e o peso médio pode estar em torno de 3 kg.
Seu bebê não tem muito espaço para se movimentar seu corpo durante este período, mas ainda assim, ele será capaz de girar-se em posições confortáveis.
Agora o seu bebê será capaz de produzir o hormônio chamado cortisona. Este hormônio ajudará a amadurecer os pulmões para agüentar a respiração por conta própria.
O pêlo que cobria a pele do seu bebê há algumas semanas atrás, sumiram completamente. Grande parte deste pêlo foi absorvido pelo bebê, e será evacuado juntamente com o mecônio e outros resíduos nos primeiros dias de vida do bebê.
Muitos bebês nesta fase de gestação possuem bastante cabelo na cabeça, com fios que medem até 2,5 centímetros de comprimento. Mas não se surpreenda caso o cabelo do seu bebê não tenha a mesma cor que o seu ou do seu parceiro, pois a cor do cabelo tende a mudar com o passar do tempo. Casais de cabelos escuros às vezes são surpreendidos quando vêem seus bebês recém-nascidos com cabelo loiro ou ruivo, ou vice versa.



Alterações na vida da mamãe

Neste período a sua gravidez passa a ser considerada como gravidez a termo. Infelizmente, as últimas semanas da gravidez é mais benéfica para o bebê do que para a mamãe. Suas dores nas costas e na pélvis podem começar a ficar mais forte, e a sua bexiga já não pode deter mais do que alguns milímetros.
Corrimentos vaginais podem aumentar durante este período, e você talvez precise usar um forro para absorção extra. Isso é completamente normal nesta fase de gestação.
Consultas pré-natais serão mais constantes durante este período. No seu próximo exame, o seu médico pode fazer um exame interno para ver como as coisas estão progredindo. Nós não vamos mentir para você, este exame pode fazer com que você se sinta um pouco incomodada, mas mesmo assim é muito importante que você faça. Neste exame, o seu médico irá verificar se há sinais de trabalho de parto. Ele irá verificar a posição do bebê em relação à pélvis (engajamento) e se o apagamento (afinamento do colo to útero) e a dilatação (abertura do colo do útero) começaram. Seu médico pode também determinar se o colo do útero começou a amolecer e passar para a frente da vagina, outra indicação de que o trabalho está ficando mais próximo. Tenha em mente de que esses processos podem ocorrer de forma gradual (ao longo de um período de semanas ou até um mês ou mais).
O que você entende por indução de trabalho de parto?
Às vezes é necessário induzir o parto. Há várias razões que levam a esta condição, como por exemplo pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, hemorragia e outras.
Se o seu médico decidir induzir o seu parto, ele fará gotejamento do Pitocin. Este medicamento irá estimular as contrações e também fará com que elas fiquem estáveis.



Fonte: GravidezSemanaaSemana

quarta-feira, 21 de março de 2012

O Bebê Chega em Casa - Uma Nova Vida

Olá meninaass

Essa semana como eu havia dito tinha umas coisas pra resolver, ontem foi o dia da Ultrasom e o dia do salão de beleza. A Ana Clara ta grande e gordinha está com 49 cm e pesando 3.147. Minha data prevista ficou para 13 de Abril e estou com 36 semanas mais 5 dias,mas desse tamanho e com esse peso tenho quase certeza que ela não chegará a esta data não.

Na segunda-Feira tive uma noite difícil sorte que estava na minha mãe,senti contrações fortes no pé da barriga tomei então um buscopan duo,tomei um banho e fiquei deitada por meia hora...eram as contrações de treinamento só que agora com direito a barriga dura e dor.


Amanha de manha tenho consulta de pré-natal e venho correndo contar as novidades. Hoje eu acordei um pouco mais disposta,finalmente arrumei as malas e estou terminando de lavar e passar as roupinhas da minha flor (parece que nunca acaba).

Então hoje eu vou adiantar um pouco de mais uma das etapas da nossa gravidez até a chegada do bebê porque depois que eu ganhar a Clarinha quero só contar do desenvolvimento e como vai ficar minha vida com ela e como o meu pequeno príncipe Ryan vai lidar e reagir com a chegada da irmãzinha.

Então vamos lá:


Até que enfim o bebê e a mãe chegam em casa após alguns dias de hospital. É como um sonhado final feliz depois de nove meses de gravidez. Você já estava realmente com vontade de voltar de voltar pra casa. É claro que foi bom estar no hospital, você foi bem atendida, seu bebê recebeu todos os cuidados, mas finalmente chegou a hora da adaptação à nova vida.


Apartir de agora, tudo vai ser diferente: você terá um bebê pra cuidar, uma vida que depende muito de você, que vai ser o centro e grande parte da ocupação na sua vida nos próximos anos.


Por mais que tenha lido vários livros e revistas especializados sobre a nova situação, mesmo que tenha recebido diversos conselhos, há uma coisa que você sabe e muito bem: sua vida vai sofrer uma tranformação radical e, a partir de agora, você irá criar um vinculo muito forte com seu filho.


No começo pode parecer uma situação difícil. Mas, com a experiência que for adquirindo dia a dia, momento a momento, a vida da casa irá, aos poucos, ganhar um ritmo regular e natural, o que é o mais indicado para o seu filho  e todos que rodeiam.



A maternidade é uma experiência nova, singular e apaixonante.


Fonte: ManualDoBebê

































sábado, 17 de março de 2012

36 Semanas....

O Bebê:

Faltando cerca de 4 semanas para o final, o feto está quase pronto para nascer. Ele pode adentrar o canal de parto a qualquer momento a partir de agora. Nesta semana a gordura está preenchendo os ombros e joelhos bem como formando dobras no pescoço e cintura. As gengivas do bebê estão bem duras agora. Ele pesa em torno de 2800-2900 gramas e mede cerca de 46 cm.

Seu bebe tem padroes definidos de sono e vigilia,abrindo os olhinhos enquanto acordado e fechando-os enquanto dormindo.Ele ficara alerta quando exposto a luz, assim como qualquer bebe recen- nasccido.


A Mamãe:

Há cerca de um mês você deve estar indo ao seu médico 1 vez por semana. A média de ganho de peso até agora é de 10 a 14 quilos. Você deveria estar consumindo cerca de 2400-2800 calorias por dia. Seu corpo está trabalhando pesado agora e necessita de combustível de qualidade. Se você ainda não fez o teste para estreptococos beta-hemolítico (um germe que pode contaminar a bolsa das águas de forma silenciosa), pergunte ao seu médico sobre esse assunto. É também um bom momento para visitar o hospital onde você vai dar a luz.

Pode ser que você sinta aumentar a pressão no baixo ventre, e note que seu bebê está descendo. Quando ele encaixar, seus pulmões e seu estômago vão agradecer, e você conseguirá respirar e comer um pouco melhor.
Andar, porém, vai ficar cada vez mais desconfortável — há mulheres que dizem que parece que o bebê vai despencar a qualquer momento. Além disso, a vontade de fazer xixi dificilmente dará trégua.

A boa notícia é que, no fim desta semana, sua gravidez será considerada “a termo”, ou seja, se o bebê nascer já não vai mais ser considerado prematuro.
Na consulta de pré-natal, agora semanal, seu médico pode querer fazer um exame de toque para ver se seu colo do útero já começou a dilatar (abrir) e apagar (afinar). O médico também vai verificar a posição do bebê, para determinar se ele já está encaixado.
• Obs.: Segundo os especialistas, cada bebê se desenvolve do seu jeito – mesmo dentro do útero. O objetivo destas páginas sobre desenvolvimento fetal é dar uma idéia geral de como o feto cresce dentro da barriga.
Seu bebê continua engordando — até 30 gramas por dia. Ele deve estar pesando por volta de 2,7 quilos- 2,9 , com 45 centímetros de comprimento.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Pedido de Desculpas Pela Ausência


Essas sãos palavras que tenho lido muito ultimamente...rrsrss. Então eis aqui minhas explicações para voceis que acompanham o blog e tem sentido minha falta.
Nossa meninas vai chegando a aproximidade do parto e como nos sentimos cansadas,eu tenho tanta coisa legal pra postar no blog, mas com a correria dos preparativos tenho ficado muito cansada e muito dolorida.

Essa semana como voceis podem ver completei 35 semanas,e tinha que repetir uns exames de sangue e de urina,fiz isso na segunda dia 12/03, os resultados chegam dia 20/03, neste mesmo dia tenho ultra vou ver o tamanho e peso dela,o grau da placenta e o mais importante se ela já esta encaixada,levarei tudo dia 23/03 que sera o dia da minha consulta de pré-natal.

Mais uma coisa nem lembro se falei que meus pés estão monstruosos de tão grande,nossaaaa.... como estão grandes. Dormir também tem sido um grande desafio,gente não tem posição estou quase por dormir sentada, pois durmo rodeada de travesseiro pra tentar fica mais confortável, mas não tem jeito.

É isso por enquanto meninas, só fico triste por ter tanta coisa pra postar e não poder "agora"  pois ficar sentada na frente do pc com esse barrigão ta sendo quase impossível.

Mas continuarei dando noticias e assim que poder volto as atividades aqui no blog. Ah! não sei se algumas de voceis reparam mas no meu contator diz que faltam 30 dias pra chegada da minha flor,então vou aproveitar pra dar uma descansada nesses dias e preparar muita coisa legal pra voceis,quando eu voltar.

Então no dia 23/03 se eu não tiver nenhum imprevisto até lá no dia da minha consulta venho contar o resultado dos exames,da ultra e como foi a consulta...até semana que vem.

Bjooossss


sábado, 10 de março de 2012

35 Semanas....

Não há dúvidas de que durante esta semana você esteja sentindo bastante desconforto devido ao tamanho da sua barriga e aos incômodos que a gravidez proporciona.
Além do desconforto, você também deve estar sentindo um pouco de receio em relação ao parto. Algumas mulheres que estão nesta fase de gestação, só de pensar no parto ficam nervosíssimas, mas logo após o parto vêem que o nervosísmo foi atoa. Portanto, se você é uma delas, deixe esse nervosísmo de lado e procure relaxar o máximo possível para o dia do parto.
Enquanto o momento do parto não chega, continue lendo e saiba quais as alterações podem ocorrer com o seu corpo durante esta semana, e as novidades sobre o desenvolvimento do seu bebê. Acompanhe:




Desenvolvimento do seu bebê

Neste momento os toques finais estão sendo adicionados ao seu bebê e ele continuará ganhando cerca de meio quilo por semana. Este é o momento aonde a maior parte da gordura que ele ganha, será depositada em suas perninhas, fazendo com que ele fique cada vez mais fofinho.
Até o final desta semana o seu bebê poderá estar medindo aproximadamente 34 cm de comprimento e pesando algo em torno de 2 quilos e 600 gramas.
Devido ao rápido crescimento e ganho de peso do seu bebê durante estes dias, ele ocupou ainda mais espaço dentro do útero, o que faz com que a sua movimentação seja mais difícil. Portanto, se você notar uma certa diminuição dos movimentos do seu bebê em relação às semanas anteriores, não se preocupe, pois é devido ao espaço limitado.
Enquanto os movimentos do seu bebê estão irregulares durante este período, ele poderá fazer o seu salto mortal para finalmente ficar na posição de entrega (de cabeça para baixo e os pés para cima).
As unhas dos pés e das mãos estão crescendo ainda mais, e logo elas se curvarão sobre as pontas dos pequenos dedos do seu bebê. Algumas semanas após o seu nascimento, certamente você terá que começar a apará-las.
O cérebro do seu bebê continua se crescer intensamente durante esta semana. Os neurônios e conexões estão se desenvolvendo ainda mais, e após o nascimento eles estarão perfeitamente conectados para receber estimulações. Lembre-se de comer alimentos ricos em vitamina Ômega 3, pois estes ajudarão no desenvolvimento do cérebro do seu bebê. Peixes como salmão, atum e sardinhas são ótimas fontes de vitamina Ômega 3.
Parto prematuro: Se o seu bebê nascesse nesta semana, ele poderia sobreviver sem problemas.


Alterações no seu corpo

Esta é a semana em que você poderá apresentar oscilações de humor constante. Você poderá começar a se preocupar incessantemente de coisas que geralmente não são preocupantes, e se esta é a sua primeira gravidez, também deve estar um pouco preocupada com o trabalho de parto. Mas, o importante é você não se preocupar muito com isto. Procure concentrar o seu pensamento na alegria que você terá após a chegada do novo membro da família.
Devido o seu bebê estar crescendo cada vez mais, o seu útero continuará a ser pressionado. Por isso, incomodações tais como indigestão e azia, podem continuar a incomodá-la durante esta semana. A fim de minimizá-las, ao invés de fazer grandes refeições ao dia você pode comer várias refeições não muito grandes, assim estaria ajudando o processo digestivo.
Ao você ficar sem sutiã, talvez você possa notar que o bico dos seus mamilos secaram. Seus seios ficaram ainda mais pesados, e agora você talvez comece a perceber algumas veias azuis em seus seios. Você também poderá notar o vazamento do leite chamado colostro.
Você pode ficar um pouco chorosa e propensa a explosões emocionais durante esta semana. Suas pernas e costas doem muito, e por causa disso você não tem vontade de fazer muita coisa. É como se o seu corpo estivesse pedindo por uma pausa depois de um longo período de incomodações. Então, aproveite para descansar e relaxar por alguns dias se você puder, e não se esqueça de continuar se alimentando da forma correta.

Já que entramos no 8° mês de gestação eis aqui o video da serie gerar:



Fonte:GravidezSemanaaSemana/YouTube

quinta-feira, 8 de março de 2012

Um Pouco de Exercício...

Hoje é a ultima postagem da saga A Mulher Depois Do Parto,quem vem acompanhando o blog deste o inicio sabe que eu sou adepta a exercícios físicos e eu já tenho algumas publicações sobre exercícios durante a gravidez. E quem se recorda que eu me lancei um desafio?

É meninas na minha primeira gestação eu fiquei destruída e a ficha demorou pra cair,mas não ao ponto de eu me dar o luxo de ficar largada por 1 ano mais ou menos. O que me fez acordar foi uma crise mesmo em meu casamento que eu já vinha tendo durante a gestação e com a chegada do meu filho  isso foi ficando insustentavel ao ponto de me descuidar da aparência, e olha conheço muita mulher que passou por isso e não fez nada,o que acabou com traição do marido, que não sentia mais desejo pela mulher que estava toda desleixada em casa e acabou o casamento.

Então a publicação de hoje é pra reforçar o que eu já havia dito anteriormente e claro tem algumas novidades nessa publicação com desafios que foram postos há mulheres reais que passarão também pela gestação e correram em busca da boa forma.

Então vamos começar.....

Os nove meses de gravidez deixam na mulher sequelas consideráveis. É importante, nesse momento difícil pra ela, que o marido seja especialmente carinhoso para ajuda-la a superar essa situação. Uma boa atitude para recuperar o corpo é fazer ginastica, sempre sob indicação de seu medico.

O personal trainer José Alexandre Filho, autor do programa de exercícios que deu origem ao livro “Em forma com seu bebê”, de Mirian Clark, explica que o segredo é aproveitar a rotina de mamãe para entrar em forma.

Como o recém-nascido exige atenção 24 horas por dia, não dá para fugir para a academia ou para o parque sozinha. Depois de liberada pelo seu ginecologista para praticar exercícios físicos, monte uma planilha com o seu bebê. O ideal é alternar diariamente caminhada e musculação, alongando antes e depois de cada exercício.
Mas o corpo não se recupera naturalmente? Quase. Após o parto, a distensão da pele pode causar estrias e flacidez, a queda dos hormônios pode deixá-la emocionalmente instável (levando-a a comer mais ou a se sentir feia) e o útero ainda dilatado faz com que a postura permaneça como na gravidez: barriga para a frente e bumbum para dentro. Não dá para ficar assim, dá? Portanto, vamos aos exercícios:

Você pode fazer a caminhada com o carrinho do bebê, fora do horário de sol (antes das 10h e depois das 17h) e em ritmo constante, parando sempre que precisar atender ao pequeno. Não se preocupe: esses intervalos não vão prejudicar o resultado, contanto que o tempo total de caminhada seja o planejado (45 min é um bom tempo).

Para a musculação, use os objetos do dia-a-dia: pacotes de fraldas e de lenços umedecidos podem ser ótimos pesinhos! Abdominais e agachamentos podem ser feitos normalmente no próprio quarto do bebê, usando a poltrona e o berço como apoios. Carregar o bebê também será um ótimo exercício para os braços, mas fique atenta à postura para não forçar a coluna.
Uma grande preocupação das mulheres após o parto é a elasticidade da musculatura do períneo, mas ela pode ser fortalecida com alguns exercícios. A dica é contrair e relaxar a região em séries de ritmos regulares, pelo menos três vezes ao dia. Alterne movimentos lentos e rápidos para um melhor resultado.
Vale lembrar que a prática de exercícios não prejudica a amamentação: muito pelo contrário, eles ajudam a relaxar, facilitando o processo. Além disso, amamentar é importante para criar um vínculo com a criança, e ainda contrai o útero, fazendo com que ele volte ao tamanho normal.
Para montar uma série adequada para você, consulte seu personal ou dê uma olhada no livro. O importante é não deixar de se cuidar.


Quando ganhei meu primeiro filho comecei com as caminhadas de 30 a 40 minutos com ele no carrinho sempre no final de tarde ele adorava,mudança na alimentação é tudo. Só que nesta terei um desafio maior pois o Ryan estará com quase 4 anos e ainda uma criança pequena em casa,ainda não pensei como será o retorno das atividades. Enquanto o grande dia não chega, até lá vou traçando um método para estar realizando os exercícios. Como eu disse tirarei a ultima foto com o barrigão para mostrar o antes e o depois e vou querer opiniões hein meninas.

Lendo alguns sites vi esta matéria da VEJA online publicado em um site chamado método mais vida que conta o depoimento de 8 mulheres que conseguiram voltar à forma no Pós-parto. O que elas têm em comum … exercícios e alimentação.


Os exemplos vão desde as mães que fazem spinning cinco vezes por semana até aquelas que dançam com o bebê no colo para queimar calorias. VEJA selecionou histórias de mulheres que não perderam tempo para recuperar o corpo. Algumas ficaram ainda mais magras do que eram antes de engravidar. Os biotipos são variados: altas, magras, cheinhas e musculosas. Em comum, têm a disciplina para se exercitar e comer moderadamente. Elas provaram que os desafios podem ser maiores ou menores, mas, com determinação, tudo é possível.

Para recuperar a forma, é adequado começar a se cuidar já na gestação. Talvez pareça óbvio, mas o truque consiste em engordar apenas o necessário. Empenhadas e supervisionadas por médicos, as grávidas podem seguir uma alimentação balanceada e manter atividades físicas ao longo dos nove meses. “As mulheres estão percebendo que a gravidez pode ser um período importante para aprender a comer corretamente e incorporar exercícios na rotina”, diz o obstetra Fernando Lima. Um mês depois do parto, os médicos as liberam para fazer ginástica. E, aos poucos, elas estão autorizadas a retomar a rotina normal da malhação. Como estão amamentando, não podem fazer dietas rigorosas. A tarefa não é fácil. Aprenda com as mulheres que conseguiram reaver a forma que tinham antes.



Raquel Rivitti
Tomasi
Idade: 31 anosProfissão: economistaPeso: 51 kgAltura: 1,68 mQuando deu à luz: há 1 ano e 2 mesesNúmero de filhos: 1Peso antes da gravidez: 51 kgPeso no final da gravidez: 64 kgQuanto engordou: 13 kgAtividades físicas durante a gravidez: hidroginástica, condicionamento físico, caminhadas e natação. Manteve a rotina até o final da gravidez.Atividades físicas depois do parto: continuou com a hidroginástica e o condicionamento físico e acrescentou corrida em esteira e spinning.O que continua a fazer: hidroginástica, condicionamento físico, corridas de 10 quilômetros em esteira e spinning em academia, cinco vezes por semana.Amamentação: até os 7 meses do bebê.Efeito da gravidez na auto-estima: sentia-se enorme, sem cintura e tinha dúvida se conseguiria voltar ao que era antes.Desafio para perder peso: baixo. Raquel sempre teve excelente condicionamento físico e gosta de fazer exercícios. Além disso, segue uma dieta balanceada, à base de frutas, verduras, legumes e queijos magros.
Simone Tavano
Idade: 32 anosProfissão: economistaPeso: 53 kgAltura: 1,67 mQuando deu à luz: há 8 mesesNúmero de filhos: 2. O mais velho tem 2 anos e 8 mesesPeso antes da gravidez: 53 kgPeso no final da gravidez: 61,5 kgQuanto engordou: 8,5 kgAtividades físicas durante a gravidez: caminhadas diárias e aulas com personal trainer três vezes por semana, incluindo exercícios para manter a postura, o equilíbrio e o alongamento.Atividades físicas depois do parto: logo após a liberação do médico, retomou as caminhadas. Dois meses depois, voltou a correr.O que continua a fazer: corrida.Amamentação: ainda amamenta.Efeito da gravidez na auto-estima: sua preocupação era conseguir recuperar a forma depressa.Desafio: baixo. Além de sempre ter sido magra, faz muito exercício e segue uma alimentação saudável, à base de frutas, verduras e carne branca. Não come frituras nem alimentos gordurosos. Nos fins de semana, libera doces e sorvetes.
Adriana Short Soares dos Santos
Idade: 31 anosProfissão: advogadaPeso: 69 kgAltura: 1,69 mQuando deu à luz: há 4 meses. São gêmeosNúmero de filhos: 2Peso antes da gravidez: 64 kgPeso no final da gravidez: 86 kgQuanto engordou: 22 kgAtividades físicas durante a gravidez: no quarto mês fez hidroginástica diariamente. No quinto mês fazia transport três vezes por semana.Atividades físicas depois do parto: dois meses depois, voltou a andar de bicicleta. Ao completar três meses, retomou as aulas de ginástica na academia.O que continua a fazer: anda de bicicleta na rua três vezes por semana, faz ginástica localizada e duas horas de spinning por dia na academia.Amamentação: até os 3 meses dos bebês.Efeito da gravidez na auto-estima: depois que os gêmeos nasceram, sentiu-se gorda e feia, parecia impossível voltar à forma.Desafio: médio. Adriana sempre fez muita atividade física e controlou a alimentação. Evita doces, frituras, refrigerantes e carboidratos. A gravidez por fertilização exigiu repouso a partir do sexto mês, o que atrapalhou seu controle de peso.
Tania Belleze
Idade: 37 anosProfissão: gerente de informáticaPeso: 70 kgAltura: 1,72 mQuando deu à luz: há 11 mesesNúmero de filhos: 3. Os outros dois têm 1 ano e 11 meses e 8 anosPeso antes da gravidez: 84 kgPeso no final da gravidez: 94 kgQuanto engordou: 10 kgAtividades físicas durante a gravidez: nenhuma.Atividades físicas depois do parto: esteira em casa e caminhada diária no condomínio.O que continua a fazer: caminhada e esteira.Amamentação: até os 4 meses do bebê.Efeito da gravidez na auto-estima: durante a gravidez, achava-se bonita, com um ar especial, cabelos brilhantes. Depois do parto, sentiu-se pouco atraente por estar acima do peso.Desafio: alto. Tania engravidou apenas três meses após ter tido um bebê, quando ainda não havia recuperado o peso que tinha antes da gravidez anterior. Não praticou exercícios durante a gestação.

Eunice Almeida
da Silva
Idade: 42 anosProfissão: professora universitáriaPeso: 54 kgAltura: 1,65 mQuando deu à luz: há 8 mesesNúmero de filhos: 2. O mais velho tem 2 anos e 3 mesesPeso antes da gravidez: 54 kgPeso no final da gravidez: 75 kgQuanto engordou: 21 kgAtividades físicas durante a gravidez: ioga nos três primeiros meses.Atividades físicas depois do parto: caminhada.O que continua a fazer: caminhada duas vezes por semana.Amamentação: até os 6 meses do bebê.Efeito da gravidez na auto-estima: estava incomodada com o excesso de peso provocado pela gestação.Desafio: médio. Engordou mais do que o previsto e fez poucos exercícios durante a gravidez.

Carolina Xavier D’Elia

Idade: 26 anosProfissão: estudantePeso: 59 kgAltura: 1,75 mQuando deu à luz: há 1 ano e 2 mesesNúmero de filhos: 2. O mais velho tem 2 anos e 3 mesesPeso antes da gravidez: 58 kgPeso no final da gravidez: 67 kgQuanto engordou: 9 kgAtividades físicas durante a gravidez: hidroginástica e caminhada até o sexto mês.Atividades físicas depois do parto: musculação feita em aparelhos e no solo.O que continua a fazer: musculação.Amamentação: até os 7 meses dos bebês.Efeito da gravidez na auto-estima: sentia-se bem, mas queria melhorar a forma física.Desafio: baixo. Carolina fazia atividade física intensa antes de engravidar e se alimentou sob a supervisão de uma nutricionista.

Claudia Sonda Farina
Idade: 36 anosProfissão: empresáriaPeso: 69 kgAltura: 1,65 mQuando deu à luz: há 10 mesesNúmero de filhos: 1Peso antes da gravidez: 70 kgPeso no final da gravidez: 90 kgQuanto engordou: 20 kgAtividades físicas durante a gravidez: hidroginástica e, esporadicamente, caminhadas com personal trainer.Atividades físicas depois do parto: aulas com personal trainer que mesclam caminhadas, atividades aeróbicas, alongamento e musculação, cinco vezes por semana. Ficou uma semana em um spa acompanhada do bebê.O que continua a fazer: caminhadas, atividades aeróbicas, alongamento e musculação com personal trainer, cinco vezes por semana.Amamentação: até os 6 meses do bebê.Efeito da gravidez na auto-estima: uma mistura de alegria, orgulho, tristeza e medo. O apoio do marido foi fundamental para resgatar a auto-estima.Desafio: alto. Claudia já estava acima do peso quando engravidou. Com três meses de gravidez, seu pai morreu. Começou a faltar às aulas de ginástica e exagerou na alimentação.

Liliane Santos
Idade: 37 anosProfissão: publicitáriaPeso: 55 kgAltura: 1,65 mQuando deu à luz: há 1 ano e 1 mêsNúmero de filhos: 1Peso antes da gravidez: 62 kgPeso no final da gravidez: 72 kgQuanto engordou: 10 kgAtividades físicas durante a gravidez: caminhadas leves no início da gravidez e hidroginástica do sexto ao oitavo mês, duas vezes por semana.Atividades físicas depois do parto: começou a fazer esteira na academia do prédio quarenta dias depois do parto.O que continua a fazer: aproveita as horas livres para caminhar empurrando o carrinho e dançar com o bebê em casa, para queimar calorias.Amamentação: até os 9 meses do bebê.Efeito da gravidez na auto-estima: na gestação adorava cada mudança do corpo. Gostou muito quando seus seios aumentaram.Desafio: médio. Liliane tem o biotipo a seu favor, mas não se exercita com disciplina. Durante a gestação, reduziu o consumo de massa e gordura e cortou açúcar e refrigerante. Com pouco tempo livre e sem babá, ela usa a criatividade para se manter em movimento.


Um pouco de exercicío e uma alimentação equilibrada ajudam a recuperar o corpo depois do parto.


Fonte:ManualdoBebe/CristianaArcangeliR7/MetodoMaisVida


quarta-feira, 7 de março de 2012

A Menstruação e as Relações Sexuais

Peço desculpas pra quem acompanha o blog todos os dias,como voceis sabem dentro de poucos dias minha filhinha nasce,e estou aqui na correria "ainda" com os últimos preparativos. É engraçado, sempre que acho que já esta tudo completo pra que eu finalmente arrume as malas sempre falta alguma coisa.

E foi o que aconteceu ontem,tive que sair de manhã pra comprar mais meinhas,fraldas de pano e descartavel,enfim... cheguei só a noite e como sempre acabo comprando até o que não vou precisar no primeiro mês. Mas convenhamos que em uma loja de bebê a  gente fica louquinha e quer sair comprando a loja inteira.

Então vamos finalmente a publicação de hoje,que vai dar continuidade a mais uma etapa a respeito do funcionamento da volta do corpo da mamãe. E o assunto de hoje digamos que seja o que mais penso depois do parto, o retorno da montra que nos vimos livre pelos últimos 9 meses e que é ate estranho vê-la de novo e as atividades com o papai. Apesar de ser bem curtinha hoje a publicação é bem interessante,então vamos lá.


Após os tais 40 a 60 dias depois do parto, a menstruação volta, o que quer dizer que a ovulação recomeçou. Para muitas mulheres que dão de mamar, geralmente a menstruação chega mais tarde. Neste caso, é importante saber que o fato de não ter menstruação não impede o reinicio da ovulação. Portanto, é perfeitamente possível que uma mulher engravide novamente sem voltar a ter nenhuma menstruação. Quanto as relações sexuais, é conveniente esperar um certo tempo de três a quatro semanas após o parto  para evitar infecções vaginais e permitir a cicatrização e a sutura dos pontos. Independente dos conselhos médicos, é a mulher mesmo quem decide quando e de que maneira recomeçar suas relações sexuais.


Essa decisão não é apenas uma decisão física, mas psicológica, acima de tudo. Em alguns casos, o receio de ficar novamente gravida faz com que muitas mulheres esperem pra dar esse passo. Em outros, a dedicação quase que exclusiva para o bebe, as mudanças de horários devido a alimentação do pequeno e varias outras alterações em sua vida fazem desaparecer a vontade sexual.


Seja qual for a razão, é importante que o marido seja compreensivo e que o casal conduza a situação até encontrar o momento adequado para voltar a manter relações sexuais. Se, mesmo depois de tudo, a esposa ainda apresentar dificuldades, é conveniente consultar um medico, inclusive para optar o melhor método contraceptivo.


       As relações sexuais podem ser retomadas três a quatro semanas depois do parto.


Fonte:ManualdoBebe

segunda-feira, 5 de março de 2012

Puerpério - A Recuperação Fisica

O conjunto de sensações físicas que a mulher sente depois do parto chama-se puerpério. Num período de tempo de dura de 40 a 60 dias, o útero vai recuperando gradualmente a dimensão que tinha antes da gravidez. Nesse processo, habitualmente, a mulher sente contrações uterinas, que podem chegar a parecer uma fisgada. Não há, porém, motivo para preocupação, uma vez que essas sensações tendem a se reduzir rapidamente, acabando por desaparecer.Também é comum que neste período a temperatura do corpo da mulher aumente.


Ela tem calor, pode suar. É uma sensação normal, já que o corpo precisa liberar parte dos líquidos que absorveu durante os nove meses de gravidez e naquela ocasião eram necessários pra manter os tecidos do corpo hidratados. O melhor é optar por usar roupas de algodão, que absorvem melhor o suor e proporcionam sensação de bem-estar ao contato com a pele. É recomendável evitar tecidos sintéticos. Outra reação frequente é sentir certa insegurança ao caminhar, que acontece por causa do estiramento que sofreu a musculatura da parte superior as pernas e dos glúteos no momento do parto.


Com caminhadas e alguns exercícios específicos para essas regiões, a musculatura rapidamente voltara a adquirir o tónus adequado. Por mais que o repouso seja necessário, é bom praticar alguns exercícios físicos, seguindo orientação medica, para evitar eventuais problemas de circulação e recuperar inteiramente as funções intestinais.


A recuperação  física no pós-parto é lenta, mas constante. O exercício físico, a alimentação equilibrada e um pouco de serenidade são os melhores meios para obter melhores resultados.


Cuidados no Pós-parto

O puerpério, ou pós-parto, é o período que se inicia após a dequitação (saída da placenta) e termina com a primeira ovulação da mulher. A primeira ovulação nas mulheres que não amamentam ocorre entre 6 e 8 semanas após o nascimento do bebê. Nas mamães que amamentam isso pode acontecer depois de 6 a 8 meses. Esse é um momento de mudanças físicas, fisiológicas e psíquicas.
Como o período em que a primeira ovulação acontece é imprevisível, se a mamãe não quiser ficar grávida é essencial que use algum método contraceptivo para não correr riscos. Para saber o melhor método, converse com seu médico.
O puerpério é dividido em três fases:
• Puerpério imediato (do primeiro ao décimo dia).
• Puerpério tardio (do décimo ao quadragésimo quinto dia).
• Puerpério remoto (além do quadragésimo quinto dia, até retornar a função reprodutiva da mulher).
Após o parto normal, a mulher já pode andar e comer, mas a mamãe não deve se levantar sozinha, pois perdeu muito sangue durante o parto e isso pode fazer com que a pressão arterial caia e cause até desmaios.
Já no parto cesária, a mulher deve permanecer em repouso na cama já que realizou um procedimento cirúrgico. Mas não por muito tempo, pois permanecer deitada no leito por muito tempo aumenta o risco de trombose no período pós-parto. É recomendado que a mamãe levante somente com auxilio da enfermagem após 12 horas do parto. A alimentação após a cesariana é iniciada gradualmente após 6 horas.
A alta hospitalar acontece a partir de 48 horas do parto normal e 72 horas após a cesariana se tudo ocorrer bem, e se obstetra, neonatologista e pais estiverem de acordo. Exercícios pré e pós-natal orientados são fundamentais para o mais rápido estabelecimento da mulher.
Um corrimento vaginal (lóquios) parecido com a menstruação ocorrerá por cerca de 20 a 30 dias. Nos primeiros dias será vermelho e intenso tendendo a diminuir e ficar acastanhado até transparente. Se dentro de 30 dias esse corrimento não diminuir ou aumentar, tiver mau cheiro, coágulos ou secreção purulenta com febre, é melhor avisar o médico, pois pode ser sinal de alguma infecção.
Nas nutrizes (mamães que amamentam) ou nas mulheres submetidas à operação cesariana com limpeza abundante da cavidade uterina, os lóquios costumam ser de menor intensidade.


Mudanças no útero- O útero é primeira mudança sentida pela mulher. Após o parto, ele deve estar duro e firme e geralmente uma enfermeira irá examiná-lo várias vezes durante algumas horas. O útero se contrai naturalmente para prevenir hemorragia e para retornar ao tamanho que era antes da gravidez. As contrações podem acentuar-se durante a amamentação, provocadas pela estimulação da sucção dos mamilos. Até o final do primeiro mês, diminuindo cerca de um centímetro por dia, o útero retorna ao seu tamanho original.
Os seios estão se preparando para alimentar o bebê por isso tornam-se doloridos. A amamentação fará com que alivie a dor. Se sentir dores fortes, endurecimento das mamas e febre, procure seu médico. Não esqueça de pedir o máximo de informações sobre amamentação com os profissionais que te atenderão no pós-parto. O leite materno é o melhor alimento para seu filho e a amamentação faz com que seu corpo volta o mais rápido ao que era antes da gravidez.
O intestino costuma ficar mais lento e acumular gases, podendo aparecer hemorróidas e um certo inchaço na barriga. Nas primeiras vezes, poderá sentir um pouco de dor e também de medo que os pontos rompam, com o esforço. O relaxamento da musculatura abdominal e perineal, a episiotomia e hemorróidas deixam a mulher com intestino preso.
Nas pacientes submetidas à operação cesariana, a obstipação (intestino preso) pode chegar até 72 horas. Recomenda-se ingerir alimentos ricos em fibra, frutas como mamão, ameixa e laranja, além de beber bastante água, pelo menos dois litros por dia.
A região perineal, principalmente se a episiotomia tenha sido feita, e a região do corte cirúrgico na cesárea podem doer. Caso isso ocorra, a mamãe terá a receita médica de analgésicos.
Essas regiões devem estar sempre limpas. Existem exercícios para melhor cicatrização. Seu médico pode te orientar.

Incontinência urinária- Pode ocorrer incontinência urinária devido a lesões traumáticas nos primeiros dias após o parto.O controle será readquirido com a ingestão de muito líquido e exercícios. Se tiver dores, dificuldade ao urinar ou necessidade de urinar com freqüência, deve procurar assistência médica.
As manchas na pele que ocorreram durante a gravidez tendem a diminuir. Por vezes não somem por completo. As estrias tendem a diminuir devido à perda de peso e a se tornarem menores e brancas. Algumas mulheres têm tendência a apresentar pele seca, queda acentuada de cabelo durante 3 a 6 meses após o parto e unhas quebradiças.
Logo após o parto a mulher perde de 5 a 6 quilos e com a normalização do metabolismo poderá perder até 3 quilos nos dez primeiros dias. Enquanto o metabolismo não se normaliza, a mulher pode sentir-se muito cansada pelo parto e por ter um novo “trabalho”, o bebê. Precisa de ajuda até pegar o ritmo.

Recomeço com o papai- Depois de exames e liberação do obstetra, a vida sexual pode ser retomada. Isso deve acontecer de 30 a 40 dias após o parto. Com as alterações hormonais a vagina está mais ressecada e a libido pode estar em baixa. Aos poucos, a mamãe e o papai encontrarão a melhor maneira de recomeçar.
A sensibilidade da mamãe nessa época fica aflorada. É a época em que todos os sentimentos se misturam. Seja ele sentimentos de alegria pela chegada do novo serzinho, de medo, insegurança e ansiedade por não saber se vai cuidar dele direito, se vai conseguir ser mãe e mulher e necessidade de muito carinho ou de atenção por parte do marido. Mamãe, saiba que sentir-se assim é normal.
Mas se a sensação de incapacidade, tristeza e crise de choro não deixar a mamãe cuidar do seu bebê e continuar sua vida como sempre, isso pode ser depressão pós-parto. Nesse caso, existe a necessidade de cuidados profissionais.
Aos poucos conhecendo o bebê e se acostumando com a nova rotina, a mamãe se ajeitará naturalmente e passará por esse período sem maiores problemas.


Fonte: ManualdoBebe/GuiadoBebe

sexta-feira, 2 de março de 2012

34 Semanas...

Neste momento faltam poucas semanas para o dia do parto, e certamente você e seu parceiro devem estar dando os últimos retoques finais no quartinho onde o bebê dormirá.
O seu corpo está praticamente pronto para o dia do parto, conseqüentemente você deve estar experienciando bastante cansaço além de outras incomodações. Mas, mesmo assim provavelmente você deve estar se sentindo uma das mulheres mais felizes do mundo. Então, aproveite para compartilhar essa felicidade com o seu parceiro e combine junto com ele um jantar romântico com direito à luz de velas.
Enquanto o momento do parto não chega, continue lendo e saiba quais as alterações podem ocorrer com o seu corpo durante esta semana, e as novidades sobre o desenvolvimento do seu bebê. Acompanhe:

Desenvolvimento do seu bebê

Até o final desta semana o seu bebê poderá estar medindo aproximadamente 33 cm de comprimento e pesando algo em torno de 2 quilos e 300 gramas.
Pode parecer um pouco estranho, mas a cada dia que se passa o seu bebê consegue beber cerca de meio litro de líquido amniótico, que inclusive, é o mesmo ambiente em que ele urina.
O seu bebê passa a maior parte do tempo dormindo dentro do útero, e nas horas em que está acordado ele pratica as habilidades que desenvolveu durante os períodos anteriores da gravidez. Além disso, durante este período o seu bebê estará desenvolvendo o seu próprio sistema imunológico, o qual será responsável por produzir anticorpos para protegê-lo contra possíveis invasores, tais como vírus e bactérias.
O revestimento vernix que protege a pele do bebê, agora está se tornando mais espesso, e o pêlo que cobriu o corpinho do seu bebê durante a sua estadia no útero praticamente sumiram.
Os pulmões estão totalmente desenvolvidos, e agora eles produzem uma substância chamada surfactante, a qual ajudará na renovação do oxigênio nos pulmões do seu bebê.
A maior parte dos bebês que estão neste período de gestação se encontram na posição de entrega (cabeça para baixo e pés para cima). Caso você ainda não saiba qual a posição do seu bebê, certamente o seu médico lhe dirá na sua próxima consulta. Portanto, não falte.

Alterações no seu corpo

Durante esta semana você poderá ter um aumento de peso significativo. O líquido amniótico atingirá sua capacidade máxima (cerca de dois litros), assim o seu bebê estará em repouso nas paredes do útero ao invés de flutuar em líquido amniótico.
Se durante algumas semanas atrás você estava sentindo algumas dificuldades para respirar, a partir desta semana você poderá não sentir mais. Isso se deve ao fato de seus pulmões deixarem de ser pressionados pela cabeça do seu bebê.
Você provavelmente já deve ter sentido algumas contrações de Braxton Hicks durante este período. A partir de agora essas contrações tendem a se intensificar. Normalmente elas são indolores e não rítmicas. Essas contrações é a forma do o seu corpo se preparar para o grande momento. Você deverá ficar atenta caso elas passem de quatro por hora, pois este é um sinal de que o trabalho de parto está próximo.
Se esta é a sua primeira gravidez, provavelmente deve estar pensando sobre o trabalho de parto. Muitas dúvidas começarão a surgir em sua mente, e algumas poderão deixar você um pouco nervosa e ansiosa, que por sinal não é bom.
Há estudos que revelam que a duração das dores no trabalho de parto estão muito relacionadas com o nível de ansiedade materna em relação ao processo do parto.
A ansiedade e estresse causam a produção de catecolaminas no sangue. Esta substância diminui a liberação de ocitocina impedindo que o trabalho não avance tão rapidamente quando deveria.
Portanto, na sua próxima consulta, tente sanar todas essas dúvidas relacionadas ao trabalho de parto com o seu médico para não haver possíveis complicações.

Hoje é uma pena que não tem video =(

Fonte:GravidezSemanaaSemana

A Mulher Depois Do Parto - A Depressão

Olá meninas,ontem foi a ultima publicação da nossa saga pelo corpinho do bebê,hoje começa a da mamãe.Tem uma publicação no blog chamada de "Como Fica o Corpo Depois do Parto", pois bem o tema pode até confundir mas o assunto é diferente. Como a saga de como é um recém -nascido foi dividido em módulos o tema de hoje também será. Ele terá 4 temas,começando de hoje com "A depressão", depois "A recuperação física", "A menstruação e as relações sexuais" e por fim "Um pouco de exercício físico".

Afinal o nosso corpo passou por grandes mudanças durante 9 meses,então veremos o que esperar da recuperação de nosso corpo e a volta do funcionamento.Então vamos começar:

Toda mulher que acaba de ter um filho viveu nove meses preocupada com as alterações em seu corpo, o parto e o desenvolvimento perfeito do se filho na sua barriga. Durante todo esse tempo, ela foi experimentando sensações diferentes das habituais com o seu peso.

Após o nascimento do bebê, que junto com muita felicidade também trouxe muitos momentos de tensão, medo e ansiedade, chega uma sensação de relaxamento físico e psíquico, coincidindo com a necessidade de enfrentar os problemas próprios de seu novo papel: ser mãe.

Voltar para casa acaba trazendo uma sensação ambivalente. Se por um lado é bom chegar em casa, por outro, será necessário enfrentar uma nova vida. O cenário mudou; há uma nova pessoa que exige constante atenção e carinho. 

Essa situação pode chegar mesmo a ser angustiante para a mãe, porque ela também precisa de atenção e do amor das pessoas que  cercam. Por vezes, isso pode causar depressão.

A explicação é simples: diante de uma crise, a defesa da mulher é regredir às instâncias mais seguras e conhecidas para se reorganizar e prosseguir na mulher é normal e desejável.

A adaptação à nova rotina não é fácil e pede, acima de tudo, Paciência. Em primeiro lugar pra se encaixar a nova vida, depois para reorganizar e reiniciar seu relacionamento com os outros.

É, não tenha duvida, uma situação transitória, que em poucos dias deverá desaparecer, especialmente se a nova mãe contar com a ajuda, a colaboração e o carinho da família, dos amigos, e principalmente, do pai da criança.

A depressão pós-parto (conhecida como puerperal blues) é uma situação transitória que geralmente passa em poucos dias. Em qualquer caso uma mãe nunca deve se isolar nem deixar de expressar às pessoas aquilo que sente.

Causas

A depressão pós-parto, assim como a maioria dos transtornos psicológicos, tem como causas fatores biológicos, psicológicos e sociais. Caso a mãe já apresente depressão antes do parto é provável que ocorra seu agravamento. As grandes alterações hormonais durante a gravidez e a diminuição após o parto são um dos principais responsáveis porém existe uma clara relação entre o suporte social principalmente do parceiro e família, do planejamento da gravidez, de problemas de saúde da criança, dificuldade em voltar ao trabalho, dificuldade sócio-econômica e estado civil com a presença e gravidade da depressão.

Sintomas

Tratamento

Pode ser tratada com Inibidor seletivo de recaptação de serotonina porém como a maioria dos anti-depressivos passam para o leite materno é necessário o uso de substitutos adequados. Logo a psicoterapia é o tratamento mais recomendado. Para mães que preferem resultados mais rápidos a terapia cognitivo-comportamental e a terapia analítico-comportamental demoram por volta de 6 meses.
Uma alimentação adequada, rica em Omega 3 e sais minerais, e exercícios também são importantes para melhorar o humor e a saúde em geral.

Psicose Pós Parto

Existem também o risco de psicose pós-parto, estimado entre 2 e 4 a cada 1000 partos. Muito mais grave que a depressão, na psicose a perda de contato com a realidade que pode incluir alucinação, delírios, fala desorganizada, humor instável, medo patológico e comportamentos violentos contra si e contra os outros. Pode ser necessário a internação.


Agora um video do Dr. Marcelo Gaspar Pinto ( Médico Ginecologista e Obstetra - CRM: 83.313 ).
Falando sobre o assunto:


Falamos da depressão pós parto em mulheres agora voceis sabiam que homens também podem sofrer deste mal? Seu marido derrepende começa a agir diferente? Sabe que você precisa da ajuda dele com os cuidados com a criança e parece estar o tempo todo fora do ar?

Para alguns, a compreensão do instinto materno e a certeza de que a fase caótica é passageira ajudam a enfrentar essa nova fase: a prole. Outros têm um pouco mais de dificuldade. Até sentem um pouquinho de ciúme do filho e saudade da antiga silhueta da mulher, mas passa logo. Porém, há recém-papais que se irritam o tempo todo –e sentem-se culpados por isso, já que deveriam esbanjar felicidade. Começam a sentir um cansaço extremo e um pessimismo inexplicável, além de desânimo em relação a qualquer atividade do dia a dia. É a (ainda) pouco falada depressão pós-parto masculina dando as caras.

Quer saber mais entre por este link: http://estilo.uol.com.br/comportamento/ultimas-noticias/2011/06/14/homem-tambem-sofre-de-depressao-pos-parto-entenda-o-problema.htm


Fonte:ManualDoebe/Wikipedia/EstiloUol/YouTube